4 de February de 2022

05 passos de como fazer um pitch de apresentação

By Fernanda

O pitch que proponho aqui é uma forma de você estabelecer uma apresentação rápida e atrativa no objetivo de chamar a atenção e despertar o interesse do público para o seu negócio. 

É uma abordagem ativa para estabelecer um primeiro contato com o público, uma conversa que transmita claramente a forma como seu produto ou serviço podem mudar a vida do cliente para melhor, no qual você dará informações essenciais e demonstrará diferenciais de forma clara e objetiva.

No final das contas é informar porque sua solução é a melhor para ele.

Existem diversas maneiras de criar essa apresentação inicial, vou explicar aqui uma que uso e ensino aos meus clientes.

Primeiro você diz seu nome e segue com os 05 passos a seguir.: Indicação de Problema ou Oportunidade, Indicação de mercado, Apresentação de solução, Diferenciais e Fechamento

1 Identificando a Oportunidade

Antes de falar da sua solução é importante falar sobre o problema existente na vida do seu cliente. 

Empreender é resolver problemas reais, então deixe-os bem claros. 

Um problema pode ser definido como a diferença entre como é e como deveria ser. 

Alguns empreendedores podem estar ansiosos por não terem começado a sua fala explicando como é sua solução. Ou como os recursos utilizados para criar ela são incríveis.

Um pitch deve começar indicando qual a oportunidade que sua empresa irá atender, isto é, qual o mercado e a necessidade que o mesmo tem e não é bem atendida. 

Antes de falar da sua solução – sim, esse momento vai chegar – é imprescindível evidenciar qual o problema que você se propõe a resolver.

Responda qual o problema ou necessidade que o seu negócio resolve, e, muito importante, quem sofre desse problema.

Use números para embasar o seu argumento e referencie esses dados.

Outra abordagem possível é citar de onde veio a motivação para a criação do negócio ou usar storytelling para introduzir esse problema.

Aqui faço a apresentação da minha pessoa e apresento o problema que existe no mercado.

Sou Fernandda Menezes, sócia do GF Studio e vim apresentar o case do nosso serviço de Mentoria Bota a Cara no Sol.

Existem muitos profissionais bloqueados, com medo e vergonha de expor sua imagem pessoal no instagram, gravar vídeos e fazer lives deixando de se conectar com o público de forma mais profunda, perdendo oportunidade de vender mais

2 Mercado

Para quem se destina a solução que você vai entregar no próximo passo.

Aqui eu defino o público que quero atingir. Profissionais tímidos e introvertidos.

Falo principalmente dos empreendedores tímidos e introvertidos que são mais contidos e reservados em relação à exposição da vida pessoal no instagram e se comunicam mais em forma de escrita.

3 Apresentando a sua Solução

Pronto! Agora que o seu público já está prestando atenção e entendeu que existe um problema real que você está tentando resolver é hora de expor a solução proposta.

Apresente rapidamente qual a solução que propõe para atender a necessidade da oportunidade já destacando a sua inovação/diferenciação. Explique como a sua solução funciona e, principalmente, o que o cliente ganha usando-a.

Use uma linguagem clara. 

Uma técnica usada é a tag explique-me como se eu tivesse 5 anos de idade.

Neste ponto apresento a solução para o problema que abordei no ponto 1. O que é: Mentoria, o que ela faz e o resultado final.

A proposta da mentoria é ajudar esses empreendedores, através de uma metodologia própria a se reconectar com sua essência, fortalecendo a sua autoestima e percepção de valor e desenvolvendo objetivo e motivação para atuar no instagram de forma que a exposição se torne algo natural e tranquilo.

4 Diferenciais

No que a sua solução se difere das existentes no mercado? 

No caso de produtos foque nos benefícios e nas funcionalidades, no caso de serviços foque no resultado ou transformação que o cliente terá ao adquirir sua solução.

Nesse momento você pode apresentar um case, trazer amostras exemplos.

Apresentei o diferencial (que não precisa ser algo do outro mundo) e sim algo que agregue valor percebido pelo público. E aproveitei e trouxe um exemplo.

Diferente dos modelos de marketing pessoal existentes, este propõe que o profissional encontre sua forma única de fazer, sem precisar se enquadrar em padrões ou seguir a modinha. O método é desenvolvido com técnicas e ferramentas de Coach, PNL, Oratória e Marketing.

A última cliente atendida está construindo um curso on line mas não conseguia fazer lives, por ser ao vivo. Tinha medo e baixa autoconfiança na sua apresentação. Através de estudos da sua trajetória profissional ela pode identificar motivadores fortes o suficiente para se desafiar e conseguiu fazer sua primeira live esse mês.

5 Fechamento

Faça um resumo rapidamente de tudo que abordou, pode usar uma frase poderosa ou uma citação e explique como que o cliente pode obter mais informações sobre seu negócio. Site, contato, como ele pode solicitar orçamento, etc.

Fechamento com resumo e contatos

Você também tem algum desafio em relação a sua comunicação no instagram e se interessou por esse modelo de mentoria? Entra em contato comigo pelo @fernandda_marcapessoal ou pelo site www.suamarcapessoal.net. Seja Mais você: + Essência – Padrões. Obrigada pela atenção. Conta comigo.

Dicas extras:

Além desses passos, é importante cuidar da energia empregada ao falar, através da linguagem corporal e do tom da voz, no caso de você utilizar um vídeo. 

E na forma da escrita, no caso de ser enviado sua apresentação em texto.

Importante também gerar essa energia nos 3 primeiros segundos da sua apresentação, por isso você pode usar seu slogan ou uma metáfora que resume seu negócio para chamar a atenção inicial do público e depois desenvolver sua apresentação.

E por fim, demonstrar amor e cuidado pelo cliente e pelo que você está oferecendo. Essa é uma dose extra de força que você empresta para os seus negócios e que ajuda muito.

Essa é a minha contribuição de hoje.

Quem quiser conversar mais é só chamar!


imagem de mulher com blusa branca e pele clara

Sou Fernandda Menezes

Trabalho com coach de marca pessoal ajudando empreendedores a se reconectar com sua essência e encontrar seu lugar de destaque no mercado.

Quer destravar de uma vez por todas com a super ajuda de uma comunidade de pessoas que já passaram e outras que estão passando pelo mesmo que você? Entra na Comunidade Saia da Toca.

Me siga também nas minhas redes.